Contribuição Sindical Urbana: Pagamento da Guia deverá ser realizado até o dia 31 de janeiro

Certifique-se de que está recolhendo corretamente a Contribuição Sindical Urbana! A verificação é simples e rápida, em apenas dois passos, pelos portais oficiais da Secretaria da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para ter certeza de que sua empresa faz parte da base de representação da CONSIF:

PASSO 1

Acesse a página da Receita Federal (clicando aqui) e digite o CNPJ da sua empresa. Após digitar o CNPJ você pode consultar o CNAE da sua empresa.

 

PASSO 2

Em seguida, acesse o portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (clicando aqui) e verifique se o CNAE da sua empresa está classificado na base de representação da CONSIF. Clique em "Estrutura", em seguida em "Seção K". Você chegará na página em que poderá analisar as seguintes seções para encontrar o CNAE da sua empresa:

 

64

ATIVIDADES DE SERVIÇOS FINANCEIROS

65

SEGUROS, RESSEGUROS, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E PLANOS DE SAÚDE

66

ATIVIDADES AUXILIARES DOS SERVIÇOS FINANCEIROS, SEGUROS, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E PLANOS DE SAÚDE


Explorando a seção 64, 65 ou 66, na seção K do CNAE, na página do IBGE, sua empresa poderá diagnosticar se está na base de representação da CONSIF. Neste caso, a Contribuição Sindical Urbana deverá ser recolhida ou para esta Confederação, ou para algum dos Sindicatos e Federações do nosso Plano Confederativo Sindical.

Outra forma simples de confirmar o correto enquadramento tributário da sua empresa é digitar o CNAE da sua empresa no campo de pesquisa do site do IBGE, acessando: http://cnae.ibge.gov.br/. Se a sua empresa constar nos códigos relacionados aos serviços financeiros, de seguros ou atividades relacionadas, o recolhimento da CSU deve ser destinado às entidades sindicais representantes das empresas do setor financeiro, conforme a atividade preponderante exercida pela empresa.

A CONSIF representa sua empresa nos mais diversos fóruns oficiais para discussão dos temas que envolvem as instituições que atuam no sistema financeiro. Esse trabalho de defesa dos interesses de sua empresa, amparado pela Constituição, ocorre no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como perante a sociedade civil organizada. Mais informações sobre a CONSIF estão disponíveis nos portais: www.cnf.org.br e www.consif.org.br

Se a sua empresa já recolhe a contribuição sindical para alguma entidade da base da CONSIF, mantenha o recolhimento e considere apenas a guia encaminhada pelo seu sindicato ou sua federação da base da CONSIF.

Ao contribuir para essas entidades você já contribui para manutenção das atividades da Confederação de maneira indireta. Confira nesta lista as entidades sindicais que fazem parte do sistema confederativo sindical do setor financeiro.

A Contribuição Sindical Urbana possui natureza jurídica de tributo. A CSU está prevista nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com recolhimento compulsório pelos empregadores no mês de janeiro de cada ano, independentemente de serem filiados a algum sindicato patronal. 

As empresas que se enquadram nas Seções 64, 65 e 66 da CNAE são representadas pela CONSIF. Para a comodidade das empresas que fazem parte da base de representação da CONSIF, já foram encaminhadas as Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) referentes ao exercício financeiro de 2017, devidamente preenchidas em nome da sua empresa, com os respectivos dados cadastrais, para pagamento na Caixa Econômica Federal ou em um dos correspondentes da CEF.

Se preferir, sua Guia de Recolhimento da CSU também poderá ser emitida ou pelo site da CONSIF (www.consif.org.br) ou pelo site da CAIXA (www.caixa.gov.br), na seguinte sequência: produtos – empresa – todos os produtos para empresas – pagamentos e recebimentos – contribuição sindical urbana – emitir guias. 

Mais informações estão disponíveis em nosso Guia para Recolhimento da Contribuição Sindical.

Você pode também sanar suas dúvidas nos contatos:
Endereço: SCS, Quadra 1, Bloco F, Edifício Camargo Corrêa, 15° andar
CEP: 70397-900 - Brasília – DF
Telefones: (61) 3218-5328 ou 5329 | Fax: (61) 3218-5322
E-mail: consif@consif.org.br

O não pagamento do boleto até o dia 31 de janeiro de 2017 pode gerar multas e outros encargos. Ao realizar o recolhimento desse tributo em dia, você colabora para manter as atividades dos Sindicatos, das Federações e da Confederação que efetivamente representam e defendem a sua empresa.

Clique aqui para ler o comunicado completo.

Contribuição Sindical

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2018
Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2017
Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2016

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2015

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2014

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2013

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2012

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2011

Tabela da Contribuição Sindical Patronal 2010


Acesso ao site da Caixa Econômica para impressão da guia de contribuição sindical