Retour

Economia americana supreende e cresce só 0,2% no 1º trimestre

A economia dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 0,2% no primeiro trimestre de 2015, abaixo do ritmo esperado por Wall Street – destaca a agência noticiosa Associated Press. É o pior resultado em um ano. Nos três últimos meses do ano passado, a expansão do Produto Interno Bruto americano tinha sido de 2,2%.

O baixo crescimento entre janeiro e março decorreu da combinação de condições meteorológicas desfavoráveis, queda nas exportações e redução na ativdade de exploração de petróleo e gás.

Os dados apresentados nesta quarta-feira são preliminares e vão passar ainda por duas revisões.

"A paralisação do crescimento econômico dos Estados Unidos no começo do ano descarta qualquer aumento iminente da taxa de juro pelo Fed", comentou o economista-chefe da consultoria Markit, Chris Williamson, em relatório.

Existe a expectative de que o banco central americano reconheça a desaceleração econômica no comunicado que vai emitir ainda nesta quarta-feira, sobre sua decisão de política monetária.

Porém, muitos economistas acreditam ainda que a economia dos EUA ganhe impulso no restante do ano. (da Associated Press)