Voltar

Boleto registrado gera impactos na arrecadação da Contribuição Sindical

A Confederação Nacional do Sistema Financeiro – CONSIF, manterá no formato boleto simples a emissão das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), até 28 de fevereiro de 2017.

O Ministério do Trabalho publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.261 de 26 de outubro de 2016, para estabelecer que a implementação do boleto registrado, conforme os modelos contidos na Portaria nº 521, de 4 de maio de 2016, só serão obrigatórios a partir de 13 de março de 2017.

Tendo em vista que ainda existem muitas questões a serem discutidas junto ao Ministério do Trabalho e à Caixa no que se refere à cobrança da GRCSU, como a possibilidade de uma elevação significativa das despesas decorrentes da nova tecnologia a ser implementada, a CONSIF sugere que as Federações e sindicatos de sua base adotem a mesma estratégia até que se concluam os debates. Ou seja, que continuem a utilizar o boleto simples no prazo autorizado pelo Ministério do Trabalho.

Para que o sistema confederativo do setor financeiro possa estar preparado para essas mudanças e para aperfeiçoar a gestão das entidades, a CONSIF adquiriu o Sistema de Gerenciamento Sindical – SYND. Trata-se de solução tecnológica que nos ajudará a: 1) ter uma atualização mais precisa da base de empresas sob nossa representação; 2) ampliar nossa eficiência na gestão da contribuição sindical; e 3) desenvolver políticas que sejam de interesse das empresas do setor.

O sistema está disponível para implantação e uso em todos os sindicatos e federações que fazem parte da base da CONSIF, sem a cobrança de qualquer taxa ou despesa. A Confederação já adquiriu licenças para o uso de todas das quatro federações de sua base, e dos sindicatos que compõem as federações.

Confira a íntegra das portarias e do comunicado da CAIXA sobre o tema clicando abaixo.

Maiores detalhes e outras informações podem ser obtidas no e-mail: consif@consif.org.br, ou nos telefones 61 3218 5328 (Pedro Rocha) e 3218 5329 (Chafia Abrão).

 

Comunicado Caixa

Contribuição Sindical Urbana - Leiaute CNAB 240 - Remessa e Retorno 1.1

Leiaute de Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana

Portaria MTE 1.261-2016

Portaria MTE nº 521-2016